Blog do Nel

I'm only half a body without your embrace.

Shakira fala sobre o Haiti



Veja abaixo a longa declaração que Shakira deu sobre a visita ao Haiti no dia 11/04:

"Ontem visitei Porto Principe. Eu nunca tinha visto um lugar nesse nível de destruição.
Percorri um país onde não há agora nenhuma infra-estrutura, água, saneamento, eletricidade, escolas ou hospitais, com 86% de desemprego e 1.800.000 desalojados.
Eu vi mães que perderam seus filhos, crianças que perderam seus pais, mulheres que perderam para sempre suas famílias inteiras.
Vi um país que perdeu quase tudo, mas ainda tem força.

Eu levo em meus olhos o olhar de homens e mulheres que ainda não se sentem derrotados, nem vencidos. Jovens prontos para a reconstrução do Haiti, esperançosos. Crianças sorrindo ainda e com sonhos de uma vida melhor.

Essa força é a oportunidade desta nação que agora espera toda a assistência internacional possível.
Uma nação que depende de nossas promessas e também de nossa boa memória, porque mais grave do que a mesma catástrofe, sería para o Haiti sofrer o esquecimento.

No entanto, me enche de otimismo ter me encontrado com pessoas de diferentes lugares, estudantes e profissionais, anônimos e famosos, que optaram por doar seu tempo e esforços se instalando no Haiti para ajudar.

Sean Penn, por exemplo, conduz, pessoalmente, um dos maiores campos de refugiados no país e viveu por quase três meses em um desses acampamentos.
Ele dorme em uma barraca pequena, precária, nada diferente das 60 mil pessoas desalojadas que vivem ali, enquanto tenta localizá-los novamente. Ele tem muita ajuda internacional e continua a inspirar com o seu trabalho diário como tantas pessoas que como ele estao dando a ajuda necessaria.
Marinheiros estadounidenses, filipinos e indianos e muitos jovens voluntários foram mobilizados para a área para unir forças.

Cada vez no mundo há mais e mais pessoas que se conectam com as necessidades daqueles que têm menos. E é lá onde estamos indo. As novas gerações absorvem esses exemplos e sabem que no mundo atual os problemas de um povo são um povo de problemas mundiais.

Minha esperança é que, através da educação e das comunicações, essa mensagem seja o legado que deixamos aos nossos filhos e netos.

Ontem eu conheci a respeito das necessidades do povo haitiano. Em meus encontros do dia compreendi ainda mais que apenas construindo escolas e hospitais, a sociedade haitiana pode recuperar sua dignidade e avançar.

Chegámos a possíveis lugares onde uma escola Pies Descalzos pode ser construída, onde as crianças possam receber alimentação e educação adequada.
Nos reunimos com várias ONGs e potenciais parceiros estratégicos para começar trabalho nos próximos meses.
Iniciaremos uma escola no Haiti, se tivermos sorte pode ser concluída ainda este ano.

Logo chegará a temporada de furacões e só espero que o povo do Haiti possa encontrar abrigos contra as intempéries nos próximos meses e que possamos estar ali para eles.

Eu queria compartilhar minha experiência com quem quiser saber sobre isso, porque eu sei que há muito a ser feito e podemos ser gotas de água individualmente, mas juntos somos um oceano. Isso aprendi ontem com um menino de onze anos que viu pouco, mas já sabe muito."

Blog do Nel

2 Comentários:

Solidariedade, ação social.. é isso que o mundo precisa. Famosos e pessoas simples voltem os olhos para quem precisam e logo teremos um mundo melhor. Parabéns pelo sucesso do blog primo Shakirense HAUAHU te amo e gostei muito deste post

 

Obrigado pelo comentário, Kami. Não somos ricos como a Shaki, mas podemos contribuir de alguma forma para ajudar as pessoas que precisam mais que nós e estão ao nosso redor. [;*]

 

Postar um comentário

Olá! Como vai? Aqui é o Nel.

Eu gosto de conhecer meus leitores, então se você não tiver perfil em alguma conta abaixo , por favor, escolha a opção "Nome/URL". E em "URL" você pode colocar o link do seu perfil no Twitter, por exemplo.

Obrigado por comentar! Volte sempre.