Blog do Nel

I'm only half a body without your embrace.

Preservação de idiomas



Quase metade das línguas faladas em todo o planeta pode desaparecer. Neste fim de semana, especialistas vão se reunir em São Paulo para discutir como preservar esse patrimônio da humanidade

A prática do idioma é uma das mais eficientes maneiras de se preservar uma língua. Segundo a Unesco, metade das quase 7 mil línguas faladas no planeta pode desaparecer em 50 anos.

A partir de amanhã, no museu da língua portuguesa, estudiosos do mundo inteiro vão procurar as razões dessas perdas e as formas de preservação da linguagem.

É uma iniciativa da fundação Roberto Marinho e da casa das línguas de Barcelona, na Espanha. A língua saudável é aquela que é praticada. Caso contrário, ela enferruja.

A língua portuguesa não corre esse risco. É falada em todos os continentes, por cerca de 250 milhões de pessoas. E está sempre evoluindo.

Os sinais da transformação e consequentemente da preservação da língua portuguesa estão por aí, espalhados no dia a dia. Um deles é a forma com os mais jovens usam o telefone celular. Mas não é pra falar não, é pra escrever as mensagens da forma mais prática e mais rápida possível.

O que esses jovens fazem, usando o celular, é inventar novas palavras. Coisa que Shakespeare já fazia com o inglês há mais de 400 anos.

Fonte: G1

Blog do Nel

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá! Como vai? Aqui é o Nel.

Eu gosto de conhecer meus leitores, então se você não tiver perfil em alguma conta abaixo , por favor, escolha a opção "Nome/URL". E em "URL" você pode colocar o link do seu perfil no Twitter, por exemplo.

Obrigado por comentar! Volte sempre.