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Lei para call centers completa 1 ano



A lei que regulamenta os serviços de atendimento por telefone, os call centers, completou nesta terça-feira um ano. Mas uma pesquisa mostra que muitas empresas ainda desrespeitam os consumidores.

Deveria ser prático, rápido. Mas a dor de cabeça para o consumidor pode estar exatamente no serviço que deveria ajudá-lo a resolver um problema.

As companhias de telefonia celular ainda deixam de cumprir duas regras: não oferecem imediatamente ao consumidor a opção de falar com um atendente e a ligação leva mais de um minuto.

A telefonia móvel foi o setor que recebeu a pior avaliação entre as 47 empresas pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Relações com o Cliente.

No geral, a média do cumprimento das regras aumentou de 59% para 89% desde a última pesquisa. Mas ainda não é suficiente.
Mas não vamos comemorar porque está em 89%, se é lei tem que ser 100%.

A gravação da conversa também faz parte das regras de atendimento ao consumidor. E toda vez que houver um problema, o cliente pode pedir uma cópia dessa gravação. As empresas são obrigadas a fornecer o material em dez dias.

Segundo o Ministério da Justiça, as empresas foram multadas em R$ 10 milhões só no ano passado.
Para a Defensoria Pública, o serviço só vai melhorar se o consumidor não se calar. O consumidor pode reclamar através do site, mandar uma carta para a Defensoria Pública do seu estado, pro PROCON ou para um órgão de defesa do consumidor.

Fonte: G1

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