Blog do Nel

I'm only half a body without your embrace.

ENEM registra maior abstenção da história



Cerca de 2,6 milhões de estudantes fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio neste fim de semana. E os que faltaram acabaram registrando a maior abstenção de todas as edições do ENEM. O gabarito correto das provas só foi divulgado nesta segunda.

Em todas as salas, cadeiras vazias. São Paulo teve a maior abstenção: 47%. No Brasil, mais de um 1,5 milhão de estudantes inscritos no ENEM não apareceram para fazer as provas.

“Foi o maior período de tempo entre inscrição e realização da prova, isso em virtude ao adiamento em outubro. Então, quanto mais longo é o prazo da realização da prova do momento da inscrição, maior tende ser a abstenção, disse o presidente do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais), Reynaldo Fernandes.

Além disso, algumas universidades, como a USP e a Unicamp, desistiram de usar a nota do exame no processo de seleção dos candidatos depois do vazamento das provas em outubro. Mas em quarenta e nove instituições públicas o ENEM ainda é a única forma de acesso.

Depois das provas, o Ministério da Educação liberou os gabaritos, mas estudantes e professores identificaram erros. Só na tarde de segunda-feira, as respostas corretas foram divulgadas. Agora é só esperar pelos resultados do exame, marcados para sair no dia cinco de fevereiro. As provas já começaram a chegar à Brasília e ao Rio de Janeiro, onde serão corrigidas.

Fonte: G1

Eu fiz a prova. Além de algumas universidades terem desistido de usar a nota do exame, eu acredito que o fato de ter dois dias de prova também resultou na ausência dos alunos. As pessoas trabalham e muitos trabalham durante toda semana, então se para conseguir um dia de “folga” já é um sacrifício, imagina então dois dias. Na sala em que eu fiz a prova metade dos participantes faltou. Sem contar que fazer essa prova é um saco. 90 questões no sábado, 90 questões no domingo e ainda de quebra a redação sobre a ética. Muito cansativo. Isso de ficar com a bunda na cadeira durante duas horas ninguém merece.
Pelo menos eles não nos proíbem de comer algo. Me entupi de chocolate. [Risos]

Blog do Nel

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá! Como vai? Aqui é o Nel.

Eu gosto de conhecer meus leitores, então se você não tiver perfil em alguma conta abaixo , por favor, escolha a opção "Nome/URL". E em "URL" você pode colocar o link do seu perfil no Twitter, por exemplo.

Obrigado por comentar! Volte sempre.