Blog do Nel

I'm only half a body without your embrace.

Brasil carece de cultura



Um estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, um órgão ligado à Presidência da República, revelou uma espécie de apagão cultural no Brasil.

No século XXI, ir ao cinema ou visitar algum centro cultural ainda são programas impossíveis para a grande maioria dos cidadãos.

A mais pura frustração cultural que se multiplica pelo país. É o que diz um levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. De cada 100 municípios brasileiros, 98 não têm salas públicas de cinema, nem centros culturais. E 83 não possuem salas de espetáculos ou teatros que pertençam ao município. É o retrato da política cultural existente no país.

“A presença do estado é muito reduzida e precisaria avançar do ponto de vista do país se transformar em uma grande nação onde o conhecimento e a cultura se transformam no principal ativo na sociedade do conhecimento”, conta Marco Porchmann, presidente do IPEA.

Pelo menos um dos indicadores é bom: só uma em cada dez cidades do Brasil não possui uma biblioteca.

Fonte: JN

Eu, particularmente, não vejo graça em cinema. Prefiro muito mais a magia de assistir o filme no DVD de casa com a família, além da vantagem de poder pausar ou repetir cenas com o controle remoto. Porém a cultura é um acesso que todos deveriam ter gratuitamente e é realmente vergonhoso os dados que a pesquisa mostra.

Blog do Nel

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá! Como vai? Aqui é o Nel.

Eu gosto de conhecer meus leitores, então se você não tiver perfil em alguma conta abaixo , por favor, escolha a opção "Nome/URL". E em "URL" você pode colocar o link do seu perfil no Twitter, por exemplo.

Obrigado por comentar! Volte sempre.