Blog do Nel

I'm only half a body without your embrace.

Beijo de rapaz com HIV causa polêmica



Um beijo na boca daqueles dignos de novela tem provocado polêmica. Exibido em horário nobre em um comercial do Ministério da Saúde, o beijo que faz parte da Campanha do Dia Mundial de Combate à AIDS é protagonizado por um casal sorodiscordante. Samir, de 24 anos, tem HIV, e Priscila, 27, não tem o vírus.

Na propaganda, o casal se encontra e legendas dizem que Samir tem o vírus e Priscila não. Depois do beijo, o texto avisa que Samir continua com HIV e Priscila, não. Diretora do Departamento de DST, AIDS e hepatites do ministério, Mariângela Simão explica que apesar de a saliva do soropositivo conter HIV, o contágio não é possível através do beijo.

“A reação negativa à propaganda é uma mistura de preconceito e falta de informação. A concentração do vírus na saliva de um soropositivo não é capaz de infectar outra pessoa mesmo se o beijo for demorado”, explica ela. A informação é confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Mariângela afirma ainda que não há registro de transmissão de HIV pelo beijo.

“Teoricamente, a transmissão seria possível caso uma pessoa tivesse um sangramento abundante na boca e a outra, uma lesão. E ainda assim seria preciso que o infectado tivesse elevada carga viral no organismo. Mas como ninguém beija ninguém que está com sangramento excessivo, isso não ocorre”,diz Mariângela.

Protagonista da propaganda, o professor Samir Amim tem HIV desde 2005. Ele já viveu relacionamentos sorodiscordantes. Mas também já enfrentou o preconceito por ter o vírus. “Um casal sorodiscordante é como qualquer outro, mas que precisa ter cuidado e usar preservativo sempre. Assim como um casal que não quer ter filhos”, explica ele.

Os avanços da ciência possibilitaram a maior expectativa de vida e, nesse contexto, a formação de casais sorodiscordantes não é rara.

Fonte: O Dia

Confira o vídeo abaixo:




Blog do Nel

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá! Como vai? Aqui é o Nel.

Eu gosto de conhecer meus leitores, então se você não tiver perfil em alguma conta abaixo , por favor, escolha a opção "Nome/URL". E em "URL" você pode colocar o link do seu perfil no Twitter, por exemplo.

Obrigado por comentar! Volte sempre.