Blog do Nel

I'm only half a body without your embrace.

Bahia tem sistema de identificação mais seguro



Já está funcionando na Bahia um novo sistema de emissão da carteira de identidade que promete dificultar a vida dos falsificadores.
Quem já foi vítima da falsificação de documentos sabe até onde essa dor de cabeça pode chegar.

Hoje já existisse a tecnologia usada para a emissão de carteiras de identidade na Bahia. A foto digital, impressa no documento, dificulta adulterações. Mas a principal novidade do sistema é o envio imediato das impressões digitais, por computador, para o banco de dados da Polícia Federal em Brasília, para serem comparadas com as de outros brasileiros e estrangeiros cadastrados.

Se tudo estiver em ordem, o documento é entregue ao dono em cinco dias. Mas para retirar a carteira, as digitais são conferidas novamente com um toque no sensor.

"Você pode até ter a certidão de nascimento de uma outra pessoa, mas quando você tentar tirar a carteira por outra pessoa, a comparação das impressões digitais vai dizer que você não é aquela pessoa que você está querendo passar por ela", explicou Iracilda Santos, do Instituto de Identificação da Bahia.

As atuais carteira de identidade vão continuar valendo no estado. Serão substituídas quando houver necessidade de uma segunda via. Por enquanto, só a Bahia está enviando os dados para a Polícia Federal.

Segundo o Ministério da Justiça, a partir do próximo ano, os outros estados vão se integrar gradativamente ao sistema. A previsão é de que, em nove anos, todos os brasileiros estejam cadastrados em uma base de dados unificada na Polícia Federal.

Fonte: G1

Blog do Nel

0 Comentários:

Postar um comentário

Olá! Como vai? Aqui é o Nel.

Eu gosto de conhecer meus leitores, então se você não tiver perfil em alguma conta abaixo , por favor, escolha a opção "Nome/URL". E em "URL" você pode colocar o link do seu perfil no Twitter, por exemplo.

Obrigado por comentar! Volte sempre.