Blog do Nel

I'm only half a body without your embrace.

Dia Mundial de Combate ao Diabetes



Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Diabetes. A educação e a saúde são o destaque da campanha. A finalidade das ações é orientar a população sobre a importância de tratar a doença com dietas adequadas e atividades físicas. De acordo com o Ministério da Saúde, foram confeccionados 30 mil cartazes, explicando quais os primeiros sintomas do diabetes e medidas preventivas. O material será encaminhado às secretarias de Saúde do Brasil inteiro.
A presidente da Associação Diabetes Juvenil (ADJ), Ione Taiar, defende a necessidade da conscientização para evitar a doença e melhorar os hábitos dos que já têm diabetes. "A pessoa vai receber o medicamento e, com orientações, terá uma qualidade de vida excelente. A doença ainda não tem cura, mas é possível adiar as complicações."
Ione acredita que informação é fundamental e que isso reforça o uso do medicamento para garantir um tratamento eficiente no controle da doença. "As pessoas precisam se educar sobre a doença, porque não adianta chegar a uma unidade de saúde, receber seringa, insulina, glicosímetro, tiras, lancetas, se ela não souber se cuidar adequadamente."
Segundo a Coordenadora Nacional de Hipertensão e Diabetes do Ministério da Saúde, Rosa Sampaio, o programa de diabetes é um dos maiores do mundo. Ela ressaltou que todos os medicamentos essenciais para equilibrar o controle glicêmico, metabólico, e todos os controles clínicos que o diabético necessita são fornecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
"Uma coisa que o Brasil tem excelência é a questão da assistência farmacêutica gratuita. A gente tem quase todos os medicamentos fornecidos pelo SUS para que o diabético possa garantir uma boa qualidade de vida e evitar complicações sérias", lembrou.
Para chamar a atenção sobre a importância do Dia Mundial de Combate a Diabetes diversos pontos turísticos, como Empire States Building, Torre Enfel, e Torre de Londres serão iluminados de azul. No Brasil há três anos se ilumina o Cristo Redentor. Já em Brasília, o próprio prédio do Ministério da Saúde, a Associação de Diabetes de Brasília e o Memorial JK receberão luzes especiais.

Fonte: Terra.

Então vamos comer direitinho e nos movimentarmos para que o diabetes não nos pegue!

2 Comentários:

Parabéns Neilson Por destacar a importância do controle ao diabetes,Todos os meus tios convivem com essa doença, e não é fácil, então vamos lá pessoal, procurem se alimentar adequadamente e pratiquem esportes.Beijos!!

 

Obrigado, Núbia. Não é uma doença fácil mesmo. Se as pessoas tivessem mais conhecimento de quão sofrida é se previniriam mais.

 

Postar um comentário

Olá! Como vai? Aqui é o Nel.

Eu gosto de conhecer meus leitores, então se você não tiver perfil em alguma conta abaixo , por favor, escolha a opção "Nome/URL". E em "URL" você pode colocar o link do seu perfil no Twitter, por exemplo.

Obrigado por comentar! Volte sempre.